quinta-feira, 12 de março de 2009

Sem Sentido

- Hei, olha ali, Nosen. É o Ronaldo! – Gritou Suzy.
- Oh! Sim, eu o conheço. – Respondeu Nosen sem esboçar muita emoção.
- É claro que você conhece, todo mundo conhece! Pode-se dizer que ele é a pessoa mais famosa do mundo! Meu Deus, isso é fantástico! Vamos atrás dele pedir um autógrafo.
- Suzy, por que você quer um autógrafo?
- Cara, você está louco?!? Ronaldo é a maior estrela musical que o mundo já conheceu, o maior ídolo de todos os tempos... Nem Jesus foi tão idolatrado!
- Sim, eu sei... Mas e daí? Eu não estou entendendo...
- Nosen, o acidente que você sofreu deve ter te afetado mais do que os médicos puderam perceber. Você está cogitando que a gente deixe passar a oportunidade de falarmos com Ronaldo Futeiro?!?
- Bem... Olha, eu to falando sério. Culpa do acidente ou não, o fato é que eu não estou entendendo por que deveríamos falar com ele. Sério! O que tem de tão especial nisso?
- Cara, você ta pirado. Vamos lá, vamos!
- Não! – Exclamou Nonsen, um pouco alterado - Eu não vou correr atrás desse cara sem nem entender o porquê.
- Ai meu Deus, eu não acredito. Isso não ta acontecendo...
- Suzy! Mostre um pouco de respeito. Você sabe que eu sofri um acidente grave e há alguns meses eu sequer reconhecia meu rosto no espelho. Sei lá... Eu só estou achando isso sem sentido.
- Ok! Mas faça me faça um favor então, mesmo não entendendo, vem comigo, por favor.
- Ta bom. Mas com uma condição: depois que a gente conseguir o autógrafo dele, você me explica por que isso é tão importante.
- Ok! Vamos! – Respondeu Suzy exaltada.
Após muito esforço e algumas cotoveladas, Suzy conseguiu o tão sonhado autógrafo. Nosen havia ficado realmente intrigado com tudo aquilo. Não conseguia entender por que as pessoas estavam tão enlouquecidas por um autógrafo. Algumas se contentavam apenas em poder tocar o superstar, e outras pareciam em estado de êxtase religioso quando conseguiam a atenção do ídolo. Nosen sabia que um dia também agira daquela maneira, mas não conseguia entender nem lembrar o porquê. Com certeza sua incapacidade de compreender de imediato o sentido daquela situação tinha a ver com alguma seqüela do acidente, que deixou algumas lesões em seu cérebro. Agora aquilo tudo parecia totalmente sem sentido, e ele estava interessado em entender. Após um tempo, longe da confusão, ele teve sua chance:
- Então, Suzy, agora você pode me explicar o que foi aquilo?
- Bem, Nosen. Parece tão óbvio que é até difícil explicar. Deixe me ver... Bem... Ronaldo Futeiro é alguém especial, sabe? Todo mundo conhece ele...
- Sim! Eu sei. Ele é uma estrela... E, como uma estrela, todo mundo pode vê-lo. Todos o conhecem... Mas eu não consigo entender por que isso o torna tão especial... Tão admirável. – Retrucou Nosen com a honestidade de uma criança.
- Bem, sabe quando alguém fala sobre uma pessoa para você, fala tanto que você acaba ficando realmente curioso para conhecê-la? É assim... Ronaldo é tão conhecido, que eu realmente gostaria de conhecê-lo! Digo, conhecê-lo pessoalmente, entende? Todo mundo conhece ele, fala sobre ele. Eu acho que ele deve ser uma pessoa realmente maravilhosa... Uma pessoa única, sem igual, especial!
- Hmmm... Eu acho que todo mundo é único, Suzy. Mas enfim... Quer dizer então que, pelo fato de todos conhecerem-no, ele deve ser alguém muito especial?
- Sim! Senão ele jamais seria tão conhecido... Não é óbvio?
- Pode ser. Mas e se ele não for tão especial, nem maravilhoso. E se ele for só um cara cheio de defeitos e poucas qualidade, que foi exposto por muito tempo às lentes das câmeras?
- Nossa! Nem pensar...
- Porque “nem pensar”? – Indagou Nosen, cada vez mais intrigado.
- Nosen, esse cara é um ídolo! Você acha mesmo que ele seria um ídolo se fosse um cara simples cheio de defeitos e poucas qualidades?
- E quais são as qualidades dele?
- Ele canta bem.
- Ok. Ele canta bem, mas não melhor que a maioria dos cantores. Que mais?
- Hmmm... Sei lá! Eu não conheço ele!
- Quer dizer que porque ele é um ídolo, você assume que ele é o modelo de Homem, cheio de bons exemplos para dar e qualidade para serem admiradas?
- Não! Eu só acho que ídolos não devem ter defeitos... Ou se tiverem são poucos... Senão não deveriam ser ídolos. Entende?
- Entendo. Ídolos são pessoas especiais, admiráveis e dignas de apreço e louvor. É por isso que são ídolos: por terem qualidades que a maioria das pessoas não tem. Correto?
- Isso mesmo! – Exclamou Suzy, acreditando ter chegado ao fim da conversa.
- Mas você disse que não conhece Ronaldo o suficiente para listar suas qualidades... – Nosen não estava disposto a dar a conversa por encerrada enquanto não entendesse bem a questão.
- Bom, talvez você tenha razão. Eu presumo que, por ser um ídolo, Ronaldo é alguém admirável e especial, mas a única coisa que realmente sei é que ele é conhecido por todos, e todos o admiram. Hmm... Acho que você está tentando me confundir, Nosen.
- Eu só estou tentando entender... – Respondeu.
Suzy coçou a cabeça perdida em seus pensamentos. Ela nunca havia refletido sobre essas coisas, e agora parecia entender melhor o ponto de vista de Nosen do que ele entendia o seu.
- Olha, cara, eu não tenho como provar que Ronaldo é alguém tão especial, a não ser pelo fato de todo mundo achar isso. Mas, pensa bem, será que bilhões de pessoas podem estar erradas? – Perguntou Suzy, um pouco mais interessada.
- Você acha improvável que bilhões de pessoas pensem assim, dessa mesma forma? Talvez estejam todos olhando uns para os outros procurando saber o que a maioria pensa, para então concluir: “Bom, tantas pessoas não podem estar enganadas!”. Olhe essas pessoas que passam na rua, provavelmente todas elas conhecem o Ronaldo Futeiro, mas alguma delas o conhece o suficiente para garantir que ele é uma pessoa realmente especial? Um ser humano de qualidades raras e incomuns?
- Ok! Você tem razão... Tudo que eu sei é: ele é especial porque é famoso. Só!
- Ainda assim não entendo. O que a fama tem demais? – Questionou Nosen.
- Ah! Pode-se conseguir muitas coisas com a fama: influência; poder; admiração...
- Bom, eu concordo com isso. Mas aí me surge outra dúvida: alguém deveria ter influência, poder e admiração por causa da fama, ou, ao contrário, ser famoso justamente por causa da sua influência, poder e por ser alguém realmente excepcional?
- Ser famoso, por si só, já é uma conquista admirável, eu acho. – Respondeu Suzy.
- Parece que sim... E parece que você não é a única que pensa assim. Eu acho que estou começando a entender. Ao que tudo indica, a fama é justificativa suficiente para admiração incondicional da maioria das pessoas. Não é?
- É. Acho que sim.
- Engraçado... Pelo que você me diz, parece que se todos os olhos e lentes do mundo se voltassem por tempo suficiente para uma pessoa desprovida de qualquer qualidade ou virtude, logo essa pessoa ficaria famosa e isso seria suficiente para que ela fosse vista como alguém de poder, influência e qualidades excepcionais.
- Talvez você tenha razão... - Comentou Suzy.
Um carro pára na frente de um hotel cinco estrelas do outro lado da rua. Dele desce uma mulher deslumbrante que chama a atenção de todos. Nosen olha para Suzy que, ao perceber a mulher, entra em êxtase.
- Olha! É Oprah Kharallo!!!
- De novo não... – Resmungou Nosen, decepcionado.

5 comentários:

regina disse...

Finalmente escreveu de novo! Mas acho que fumou algo. Um beijo, te amo muito mno!

Unknown disse...

FUMOU NÃO!!! Integralmente lúcido e muito claro. Gostaria de ver a tua abordagem sobre o seguinte tema: Por que um indivíduo que controla muito bem uma bola é muito mais rico do que quem decobre a cura de uma doença que aflige a raça humana? Que juízo de valores é este?

Unknown disse...

Olha, acho que a fama é a alma do negócio!

Rodrigo C. disse...

É sim... não faz sentido, mas é.

Ricardo disse...

Seria impossóvel tentar descobrir todas as coisas sem sentidos na existência humana. Eu vi uma vez em um documentário uma frase perfeita, para mim a mais perfeita que já escutei. Ela é "...ao mesmo tempo as mais feias e belas criaturas do planeta...". Tu deve ja ter visto Rodrigo, é um vídeo de 4 minutos, mas o link segue abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=DRJqrLd7MrE
O ser humano é bizarro.